Informações Financeiras

Sistema de informações de crédito

O SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central) do Brasil é um banco de dados para registro e consulta de informações sobre operações de crédito contraídas, garantias outorgadas e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas.
O sistema auxilia as instituições financeiras na gestão de suas carteiras de crédito e permite ao cliente o acompanhamento das suas operações de crédito perante as instituições. Pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar no Banco Central para acessarem, gratuitamente, os seus dados no SCR.

Para saber mais, entre em contato com o Banco Central do Brasil:
Pelo telefone 0800 979 2345 ou pelo site www.bcb.gov.br

Demonstrações financeiras

Demonstrações BT Agosto 2020 (Resumo)

Demonstrações BT Agosto 2020

Demonstrações BT Dezembro 2019

Demonstrações BT Junho 2019

Demonstrações BT Dezembro 2018

Demonstrações BT Junho 2018

Demonstrações BT Dezembro 2017

Demonstrações BT Junho 2017

Demonstrações BT Dezembro 2016

Demonstrações BT Junho 2016

Demonstrações BT Dezembro 2015

Demonstrações BT Junho 2015

Demonstrações prudenciais

Demonstrações BT Prudencial Junho 2020

Demonstrações BT Prudencial Dezembro 2019

Demonstrações BT Prudencial Junho 2019

Demonstrações BT Prudencial Dezembro 2018

Demonstrações BT Prudencial Junho 2018

Demonstrações BT Prudencial Dezembro 2017

Demonstrações BT Prudencial Junho 2017

Demonstrações BT Prudencial Dezembro 2016

Demonstrações BT Prudencial Junho 2016

Demonstrações BT Prudencial Dezembro 2015

Demonstrações BT Prudencial Junho 2015

Apresentações institucionais

Segundo Trimestre de 2020

Primeiro Trimestre de 2020

Quarto Trimestre de 2019

Terceiro Trimestre de 2019

Segundo Trimestre de 2019

Primeiro Trimestre de 2019

Quarto Trimestre de 2018

Terceiro Trimestre de 2018

Segundo Trimestre de 2018

Primeiro Trimestre de 2018

Quarto Trimestre 2017

Terceiro Trimestre 2017

Segundo Trimestre 2017

Primeiro Trimestre 2017

Quarto Trimestre 2016

Terceiro Trimestre 2016

Segundo Trimestre 2016

Primeiro Trimestre 2016

Quarto Trimestre 2015

Terceiro Trimestre 2015

Segundo Trimestre 2015

Primeiro Trimestre 2015

Junho de 2016

Junho de 2015

Balancetes

Balanço Março 2020

Balanço Fevereiro 2020

Balanço Janeiro 2020

Balanço Novembro 2019

Balanço Outubro 2019

Balanço Setembro 2019

Balanço Agosto 2019

Balanço Julho 2019

Balanço Maio 2019

Balanço Abril 2019

Balanço Março 2019

Balanço Fevereiro 2019

Balanço Janeiro 2019

Balanço Novembro 2018

Balanço Outubro 2018

Balanço Setembro 2018

Balanço Agosto 2018

Balanço Julho 2018

Balanço Maio 2018​

Balanço Abril 2018​​

Balanço Março 2018​​​

Balanço Fevereiro 2018​​​​

Balanço Janeiro 2018​

Balanço Novembro 2017​

Balanço Outubro 2017​​

Balanço Setembro 2017​​​

Balanço Agosto 2017​​​​

Balanço Julho 2017​​​​​

Balanço Abril 2017​​​​​​​

Balanço Março 2017​​​​​​​​

Balanço Fevereiro 2017​​​​​​​​​

Balanço Janeiro 2017​​​​​​​​​​

Balanço Novembro 2016​​​​​​​​​​

Balanço Outubro 2016​​​​​​​​​​

Balanço Setembro 2016​​​​​​​​​​

Balanço Agosto 2016​​​​​​​​​​

Balanço Julho 2016​​​​​​​​​​

Balanço Maio 2016

Balanço Abril 2016​​​​​​​​​​

Balanço Março 2016

Balanço Fevereiro 2016​​​​​​​​​​

Balanço Janeiro 2016​​​​​​​​​​

Ratings (Fith Ratings)

Ratings BT Maio 2020

Ratings BT Abril 2020

Ratings BT Novembro 2019

Ratings BT Janeiro 2019

Ratings BT Janeiro 2018

Ratings BT Janeiro 2017

Ratings BT Janeiro 2015

Ratings BT Janeiro 2016

Riskbank

Resumo Setembro 2020

Resumo Junho 2020

Resumo Janeiro 2020

Resumo Novembro 2019

Resumo Julho 2019

Resumo Dezembro 2018

Resumo Setembro 2018

Resumo Junho 2018

Resumo Junho 2018

Resumo Março 2018

Resumo Dezembro 2017

Resumo Setembro 2017

Resumo Junho 2017

Resumo Dezembro 2016

Resumo Setembro 2016

Resumo Junho 2016

Resumo Março 2016

Gerenciamento de Risco

Versão 1 - 2020

2º Trimestre/2020

1º Trimestre/2020

4º Trimestre/2019

3º Trimestre/2019

2º Trimestre/2019

1º Trimestre/2019

4º Trimestre/2018

3º Trimestre/2018

2º Trimestre/2018

1º Trimestre/2018

4º Trimestre/2017

3º Trimestre/2017

2º Trimestre/2017

1º Trimestre/2017

4º Trimestre/2016

3º Trimestre/2016

2º Trimestre/2016

1º Trimestre/2016

4º Trimestre/2015

3º Trimestre/2015

2º Trimestre/2015

1º Trimestre/2015

Estrutura de Gestão de Riscos e de Capital

Gestão Integrada de Riscos e de Capital

O Banco Triângulo acredita que o gerenciamento de riscos é imprescindível para a estabilidade das instituições financeiras e a transparência na divulgação de informações contribui para a solidez do sistema financeiro nacional e da sociedade em geral.

Visando a fortalecer a estrutura de governança na gestão integrada de riscos, bem como adequação nos princípios estabelecidos na Resolução CMN 4.557/17, a estrutura de gestão de riscos é representada por uma Diretoria totalmente segregada de outras áreas da Instituição.

Risco de Crédito

Risco de Crédito é a probabilidade de perdas associadas ao não cumprimento de obrigações financeiras nos termos pactuados, à deterioração na classificação de risco do tomador, à redução de ganhos, às vantagens concedidas em renegociações e às despesas com recuperação de crédito.

O Banco Triângulo possui estrutura para Gerenciamento de Risco de Crédito compatível com a natureza das suas operações e com a complexidade dos produtos e serviços oferecidos.

A estrutura de Gerenciamento de Risco de Crédito atua na identificação, mensuração, controle e mitigação dos riscos de crédito consolidados, das atividades e operações do Banco Triângulo S/A.

Risco Operacional

O Banco Triângulo aborda o gerenciamento dos seus principais riscos com base em metodologia que permite que os riscos inerentes à instituição sejam devidamente acompanhados visando ao desenvolvimento sustentável das suas atividades e ao contínuo aperfeiçoamento do seu modelo de gestão.

Para apoio nas deliberações dos riscos relevantes e seus mitigadores a Instituição conta com a reportes periódicos para a Diretoria, Comitês Estratégicos de Finanças e Risco e Auditoria e Compliance e para o Conselho de Administração.

A metodologia de alocação de capital, para fins do Novo Acordo da Basiléia, utilizada para determinação da parcela de Risco Operacional (RWAopad) é a Abordagem do Indicador Básico de Risco (BIA).

Risco de Mercado

A gestão do risco de mercado atua de forma totalmente independente das áreas envolvidas nas decisões de investimento, trading e captação, definindo, junto com Comitê de Finanças e Riscos, as variáveis e os cenários usados no modelo de Gestão Integrada de Risco.

O gerenciamento do risco de mercado administra e monitora a possibilidade de perdas financeiras decorrentes da flutuação do valor de um instrumento financeiro ou de uma carteira de instrumentos financeiros, em virtude da variação cambial, dos preços de ações, das taxas de juros e dos preços de mercadorias (“Commodities”).

O monitoramento e controle do risco de mercado abrange todas as operações financeiras que constam na carteira da instituição, apurando o risco de mercado para operações classificadas como Negociação e Bancária. O relatório de risco de mercado é elaborado diariamente e divulgado para a Tesouraria e Alta Administração.

O monitoramento e controle são realizados pela área de Risco de Mercado e Liquidez que é responsável pela divulgação e comunicação em eventual situação de extrapolação, contando com processo de alçada de aprovação para adequação nestas situações.

Risco de Liquidez

A gestão do Risco de Liquidez é realizada de forma totalmente independente das áreas envolvidas nas decisões de investimento, trading e captação, tendo suas variáveis e cenários utilizados, definidos no ALCO (Asset & Liability Committee).

O risco de liquidez é ocasionado em decorrência do descasamento entre pagamentos e recebimentos, podendo gerar a possibilidade da instituição não ser capaz de honrar eficientemente suas obrigações esperadas e inesperadas, ou somente fazê-lo com elevadas perdas, considerando-se as diferentes moedas e prazos.

Diariamente é enviado relatório de liquidez para a Alta Administração e para os membros do ALCO com o monitoramento dos níveis de liquidez e do caixa mínimo.

Gestão de Capital

A estrutura de gerenciamento de capital, em conformidade com a Resolução CMN 4.577/2017, tem como objetivo o monitoramento e controle contínuo, avaliação da necessidade de adequação de capital face aos riscos a que o Tribanco está sujeito e planejamento das metas de capital considerando os objetivos estratégicos definidos pela instituição.

O Plano de Capital é realizado com base no planejamento estratégico, para o horizonte de três anos, submetido e deliberado pela Diretoria, Comitês Estratégicos de Finanças e Riscos e Auditoria e Compliance e aprovado pelo Conselho de Administração. Esse instrumento tem por objetivo confirmar que o Tribanco possui capital suficiente para suportar todos os riscos da atividade em diferentes cenários econômicos.

O Plano de Contingência, que também é parte integrante do Plano de Capital, tem como objetivo definir as regras de governança corporativa que deverão ser adotadas na hipótese de sinalização de desenquadramento do nível de capital.

O Conselho de Administração tem como responsabilidade aprovar a Política de Gerenciamento Integrado de Riscos e de Capital, o Plano Estratégico Anual e recomendações de Adequação de Capital.