GOLPES COM CARTÕES

Recomendamos alguns cuidados para evitar os golpes mais comuns com cartões.

O cartão é seu, pessoal e intransferível.
Nunca empreste seu cartão para outras pessoas nem permita que alguém veja as informações que estão nele. Mesmo que seu cartão tenha chip, é possível realizar compras pela internet usando informações que estão impressas nele como número, nome, validade e código de segurança.

A fatura vem sempre com a mesma numeração
O código de barras das faturas do cartão de crédito Tribanco inicia com 2379338. Se você identificar números diferentes ou se notar rasuras, não efetue o pagamento e ligue para a central de atendimento. Se você pediu para que a fatura fosse enviada para sua casa e notou que não está recebendo, entre em contato conosco.

Utilize a opção de pagamento pelo serviço de débito automático, além de mais prático é mais seguro.

O cartão virtual é mais seguro
Com o cartão virtual, você faz compras online seguras e com total comodidade. Não tem custo, pode utilizar a qualquer hora, em qualquer lugar e quantas vezes precisar. Além disso, evita que os dados do seu cartão físico sejam expostos na internet.

Cuidados na criação de senha
Ao criar senhas, evite dados pessoais, como data de nascimento, placa do carro, de documentos ou então números sequenciais como 654321 ou 998877. Nunca anote a senha junto com o cartão.

O valor é esse mesmo?
Ao usar seu cartão, sempre confira o visor da maquininha (POS, TEF):

  • Nunca permita que levem seu cartão para longe de você, mantenha-o sempre em vista.
  • Os números da senha não devem aparecer no visor da maquininha. Caso apareça, cancele a transação imediatamente.
  • Confira sempre o valor e, se o valor não aparecer ou se ele não puder ser visto, não digite a senha. Um valor muito maior do que o combinado poderá ser inserido e você só perceberá no seu extrato ou fatura.
  • Ao digitar a senha, nunca deixe que vejam a sequência que está digitando.
  • Após utilizar o cartão, confira se é o seu nome mesmo que está nele antes de guardar o plástico.

Dicas para proteger os seus cartões
Saia de casa somente com o cartão que irá utilizar. Guarde-o em local seguro os cartões que não serão usados no dia.
Em viagens, sempre que possível coloque os cartões no cofre do hotel.

Compre online com segurança
Ao fazer compras pela internet, nunca passe os dados do seu cartão para empresas que não conhece ou que não possuem boas referências. Escolha lojas conhecidas e confira os comentários de quem já comprou para identificar riscos e evitar possíveis problemas de preferência que ofereçam certificados de segurança. Utilize o cartão virtual para fazer compras online de forma segura.

Perdeu o cartão?
Em caso de perda, furto ou roubo, comunique imediatamente o Tribanco através da central de atendimento. É importante fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
Se você não tem certeza se perdeu o cartão ou se apenas não lembra onde o deixou em casa, contate a Central de Atendimento e solicite o bloqueio do cartão.

Ainda não recebeu o cartão? Cuidado com o golpe do extravio.
Caso você solicite um cartão e não o receba dentro do período informado durante a solicitação de cerca de 15 dias, comunique o banco. Ele pode ter sido desviado para o que os especialistas chamam de golpe do extravio.
Ele acontece assim: durante o envio, seu cartão é interceptado. Com seu cartão em mãos, o fraudador consegue seus dados e liga para você com o objetivo de conseguir a senha ou mesmo convencê-lo a desbloqueá-lo pelo seu app.
Fique atento: o desbloqueio do cartão deve ser feito somente com ele em mãos.

Golpe do Motoboy

Entenda como ele ocorre:

  • O fraudador liga no seu telefone fixo dizendo que é do Tribanco. Na sequência, pergunta se você fez uma compra em um determinado valor (normalmente alto) em uma loja ou site, sendo que essa compra é falsa. Logo após você alegar que não realizou aquela transação, ele informa que seu cartão foi alvo de fraude, que você precisa bloqueá-lo e pede que você ligue na central de atendimento, no número que consta no verso do cartão.
  • Ao ligar do mesmo telefone fixo, o fraudador mantém a linha presa, fazendo a vítima acreditar de que se trata da central oficial do Tribanco. Em seguida, o fraudador se passa de atendente e pede a senha para confirmar o estorno das compras não reconhecidas e informa que um motoboy irá buscar seu cartão para a realização de uma perícia.
    O Tribanco nunca envia ninguém para retirar seus cartões, mesmo que tenha havido algum problema com eles. Quando ligamos ou enviamos mensagens SMS, e-mail, WhatsApp ou redes sociais, o banco nunca solicita sua senha, código token, ou o número do cartão com o código de segurança (CVV).
  • Caso passe por isso, você deve ligar para o Tribanco e solicitar o bloqueio imediato de todos os cartões. Além disso, verifique as últimas compras realizadas e, em caso de existir alguma transação que não reconheça, anote o nome do estabelecimento, data da operação e valor. Com esses dados, vá até a delegacia mais próxima e faça um boletim de ocorrência.

Descarte correto do seu cartão

  • Antes de jogar fora um cartão, retire e destrua o chip, cortando-o ao meio, faça o mesmo com a tarja magnética. Isso garante que ele não seja utilizado indevidamente por golpistas.