No Tribanco, um motivo a mais para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+

Em junho, celebramos o orgulho LGBTQIA+. O mês faz referência à Revolta de Stonewall, uma série de manifestações ocorridas a partir de 28 de junho de 1969, nos Estados Unidos, após batida policial no bar Stonewall Inn, considerado um refúgio da comunidade. É que, até os anos 1960, as relações entre pessoas do mesmo sexo eram consideradas ilegais. Não era permitido andar de mãos dadas, beijar e até mesmo dançar.

De lá para cá, tivemos avanços importantes como o casamento homoafetivo, mas ainda há muito a se fazer para combater o preconceito e a violência contra pessoas LGBTQIA+. É por isso que o dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTQIA+, quando acontece também a Parada do Orgulho, em São Paulo.

O Tribanco apoia a luta pelos direitos da comunidade e, em 2022, tem um motivo a mais para inserir a data na nossa agenda: o lançamento do DiversiTri, programa que chega para valorizar a diversidade presente em cada um que faz parte da nossa empresa.

“O poder da Diversidade, Equidade e Inclusão tem transformado as organizações através da criação de repertório e perspectivas diferentes. Não há categoria humana melhor ou pior, somos, sim, um imenso mosaico, no qual a diversidade é essencial. Pessoas pertencentes a grupos minorizados, como as que se declaram pertencentes à comunidade LGBTQIAP+ são muito afetadas por comportamentos discriminatórios, especialmente no ambiente de trabalho. As empresas do Sistema Martins (“SIM”) tem entre seus valores o RESPEITO e como prática desse valor, que nos é tão caro, nós do Tribanco estimulamos uma cultura de não tolerância à discriminação de grupos minorizados, assim como promoção de grupos de afininidade para defesa dos direitos da comunidade LGBTQIAP+.”, afirma Fernanda Canesin, Superintendente de Governança e Sponsor do Grupo de Afinidade LGBTQIAP+ do Tribanco. O DiversiTri possui um Plano de Ação 2022 que estabelece diretrizes para o acolhimento, inclusão e desenvolvimento dos colaboradores em diferentes frentes. Quando falamos de governança e gestão, assumimos institucionalmente um compromisso de integração, muito importante para os resultados que queremos alcançar.

Também estamos mapeando e desenvolvendo ações para alcançar mais representatividade e termos uma cultura realmente inclusiva. Para isso, estamos revendo nossas diretrizes de atração, contratação, retenção e desenvolvimento de talentos diversos, assim como formação e influência no negócio.

Grupos de afinidades foram formados para promover ações que podem ser desenvolvidas para um ambiente que respeite e valorize as diversas orientações sexuais e identidade de gênero.

Além disso, foi formado um Comitê Gestor, com representantes das áreas de Gente e Gestão, ESG e Compliance que será o guardião do nosso programa.

O DiversiTri é o primeiro passo para a geração de impacto positivo real na nossa empresa dentro do pilar de diversidade.

DiversiTri é o nosso jeito de ser a diferença que queremos ver no mundo!